
A periodontologia ou periodontia é a especialidade da Medicina Dentária que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes (periodonto).
É a área da medicina dentária responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o periodonto – gengiva, osso e ligamento periodontal.
As doenças periodontal dividem-se em 2 grandes grupos:
Gengivites: inflamação superficial da gengiva, sendo facilmente tratada com recuperação total dos tecidos.
Periodontites: destruição das estruturas mais profundas com perda óssea e quando não tratada pode originar mobilidade dentária e consequente perda dos dentes.
Qual o motivo:
A gengivite é provocada pela acumulação de placa bacteriana. As bactérias penetram no sulco gengival originando inflamação e consequente sangramento gengival. Ocorre quando há uma deficiente higiene oral, no entanto existem outros factores como: a gravidez, doenças sistémicas (diabetes), má posições dentárias, tabagismo, etc. que favorecem o seu aparecimento.
Quando a gengivite não é corretamente diagnostica e tratada, a infecção bacteriana progride transformando-se em periodontite.
Como tratar:
O diagnóstico e consequente tratamento das doenças periodontais permite melhorar a saúde oral e estética dos pacientes.
No caso da gengivite, o tratamento passa pela eficiente remoção da placa bacteriana (boa higiene oral) e do tártaro acumulado (destartarização/”limpeza”). Durante o tratamento a Clínica Figueiredo aconselha aos seus pacientes instruções e procedimentos para uma correta higiene oral.
No caso da periodontite, não é possível repor o osso já perdido. O objectivo é evitar a progressão da doença eliminado a infecção. Em casos mais complexos é necessário recorrer à cirurgia periodontal.