endodontia

É a área da Medicina Dentária responsável pelo tratamento de patologias de origem pulpar, vulgarmente designado por desvitalização.

Estas lesões podem ter na sua origem cáries profundas, fracturas, traumatismos ou tratamentos inadequados. Entre os sintomas mais frequentes incluem-se dor espontânea, dor ao frio e/ou calor e desconforto ao toque e mastigação, sendo que, de entre os sinais mais comuns inclui-se a presença de abcesso ou fístula.

O custo ou simplicidade de uma extração dentária poderá ser atrativo, em comparação com o tratamento endodôntico, mas na realidade não é a solução mais fácil e menos dispendiosa.

Substituir um dente extraído por um dente artificial (seja através de prótese fixa, prótese removível ou implante dentário) será sem dúvida mais complexo e dispendioso do que fazer um tratamento endodôntico.

Nos últimos anos foi uma área da Medicina Dentária com uma crescente evolução e para fazer face a isso a Clínica Figueiredo dispõe de profissionais especializados e de tecnologia para fazer face a esse progresso, utilizando por exemplo técnicas de endodontia mecanizadas em alternativa às manuais.