teeth with braces

É a especialidade da Medicina Dentária que se dedica à prevenção e correção das más posições dos dentes e dos maxilares.

Causas

Os problemas ortodônticos podem ter origem em causas de natureza hereditária, ambiental ou ambas.

Os factores ambientais são normalmente consequência de hábitos prejudiciais, tais como: sucção de dedo, roer as unhas, uso de biberão/chupeta até tarde; respiração bucal entre outros.

Outra das causas que favorece o aparecimento de problemas ortodônticos é a perda prematura de dentes decíduos (“de leite”). Quando se perde um destes dentes precocemente os dentes adjacentes movem-se para ocupar o espaço criado e dessa forma quando chega a altura de erupção do dente definitivo não há espaço suficiente, provocando apinhamento dentário.

De acordo com o tipo de diagnóstico podemos utilizar aparelhos fixos e/ou removíveis.

Com o objectivo de estabelecer um correto diagnóstico e consequente plano de tratamento a Clínica Figueiredo disponibiliza os meios essenciais para a realização do estudo ortodôntico.

Numa primeira consulta será necessário realizar registos clínicos (exame clínico / registo de arco facial / modelos de estudo e fotografias) e exames radiológicos (telerradiografia e ortopantomografia).

Mais tarde numa segunda consulta ser-lhe-á apresentado o diagnóstico, plano de tratamento e respectivo orçamento.

Cuidados a ter com o aparelho fixo

 Os aparelhos fixos promovem a retenção de placa bacteriana (responsável pelo aparecimento de lesões de cárie) durante o tratamento. Por este motivo, os dentes deverão ser escovados depois de todas as refeições, para isso é necessário utilizar uma técnica de escovagem precisa e eficaz recorrendo a meios auxiliares de higiene oral.